sexta-feira, 8 de fevereiro de 2008

O mundo visto a cores

A loja de departamentos Harrods, em Londres, exibe entre os dias 4 e 28 de fevereiro obras do artista italiano Guido Daniele, conhecido por usar mãos humanas como tela para pintar figuras de animais.


  • Representantes de museus e especialistas em arte europeus se dizem preocupados com a situação do Masp e pedem uma ação urgente do poder público para resolver a crise.
    Curador-chefe no departamento de Artes Gráficas do Museu Louvre, Régis-Michel é enfático em sua opinião. "A situação é catastrófica porque pode prejudicar a reputação das instituições culturais em São Paulo que são, com freqüência, dinâmicas e prestigiosas.



  • Dois quadros de Pablo Picasso foram roubados de uma exposição no centro cultural de Pfaffikon, no cantão suíço de Schwyz, informou a polícia local, segundo a qual os ladrões não foram ainda capturados As pinturas a óleo roubadas - Tête de cheval (1962) e Verre et pichet (1944) - tinham sido emprestadas para a exposição pelo Museu Sprengel de Hanover (Alemanha).
    O furto ocorreu quarta-feira, a hora ainda não determinada, depois de os larápios terem conseguido entrar, «de maneira misteriosa», no local, referiu a polícia cantonal num comunicado. Esta não é a primeira vez que obras do artista espanhol são roubadas na Suíça. Várias o foram desde 1980 particularmente na galeria de arte Bollag de Zurique. O roubo mais espectacular ocorreu em 1994, quando um suíço e quatro italianos, mais tarde condenados a quatro e cinco anos de prisão, deitaram a mão a sete quadros, que acabariam por ser recuperados pelo galerista Max Bollag graças a um intermediário.


  • A pintora portuguesa Paula Rêgo acaba de estabelecer um novo recorde mundial para uma obra sua. O quadro ‘The Lesson’, um pastel sobre cartão com 170x150 centímetros, foi vendido em Londres por 596 881 euros.







  • Os curadores do Museu do Louvre revelaram que a Monalisa «é uma obra frágil» devido ao aparecimento de uma fissura detectada recentemente na obra prima de Leonardo da Vinci.Um estudo realizado pela Universidade de Poitiers, na França, revelou a existência de uma «curvatura» de 12 milímetros no suporte de madeira da Mona Lisa que poderia «aumentar caso não seja tomada atenção». Libertada da sua moldura, o suporte da obra de da Vinci «apresenta uma zona de fragilidade que atravessa o quadro, partindo do olho direito e até à parte de baixo», explicou à agência ANSA Fabrice Bremand, um dos membros do Laboratório de Mecânica dos Sólidos da Universidade de Poitiers. «Se um dia a fissura se propagar, o quadro poderá dividir-se em dois», acrescentou. As causas da fissura podem estar em mudanças bruscas da temperatura, a retirada da pintura da vitrine que a protegia ou a simples remoção da moldura.

  • Tríptico 1974-1977, de Francis Bacon, foi vendido na quarta-feira por mais de 26 milhões de libras (quase 35 milhões de euros) mas não estabeleceu um novo recorde para uma pintura irlandesa ou britânica em leilão. A marca continua, assim, a pertencer ao mesmo Bacon, por Estudo do Inocente X, vendida no ano passado pela casa Christie's, em Nova Iorque, por apenas mais 215 mil euros. A peça, a que mais atenções concentrou no leilão de arte do pós-guerra e contemporânea, foi assinada por Francis Bacon em resposta à morte de George Dyer em 1971, que se suicidou no quarto de hotel que os dois partilhavam em Paris (na véspera da última retrospectiva de Bacon na capital francesa).Entre as vendas mais destacadas da Christie's conta-se também Zwei Liebespaare, de Gerhard Richter (quase dez milhões de euros), Concetto spaziale, Attesa, de Lucio Fontana (nove milhões) e Palm Springs Jump, com a assinatura de Jean-Michel Basquiat (que chegou aos 8,7 milhões de euros).

  • Top 10 nos leilões de Londres
    Nos dias 4 e 5 de Fevereiro a Christie's e a Sotheby's totalizaram em Londres cerca de €295 milhões nos seus leilões de Arte Moderna e Impressionista, sendo a lista que se segue as 10 obras mais bem vendidas. http://clix.expresso.pt/gen.pl?p=stories&op=view&fokey=ex.stories/235040


  • Arte contemporânea contra a Sida. Um quadro de Jeff Koon pode valer um milhão de euros. Outro, de Takashi Murakami tem um custo estimado de 600 mil euros.As duas obras integram uma exposição, promovida por Bono, para financiar a luta contra a SIDA, em África.Damien Hirst, que ajudou Bono na organização, também contribuiu com um quadro que recupera um título dos Beatles, bem sujestivo: "All you need is love".São mais de 60 artistas, entre eles, Jasper Johns, Tracey Emin e Anthony Gormley.
    Deixo aqui um endereço que acredito ser útil, informação 24h: http://www.tvtuga.com/component/option,com_wrapper/Itemid,186/