quarta-feira, 19 de dezembro de 2007

O menino-pintor de 2 anos

Freddie Linsky tem apenas 2 anos mas consegui a proeza de expor os seus quadros no sítio de internete da galaria Saatchi, uma das mais importantes de Londres. Foi um sucesso: recebeu outro convite para expor em Berlim. A mãe, critica de arte afirmou sempre ter achado que o filho “pintava bem” e faz analogia das obras de Monet e renoire do criador do informalismo, Michel Tapié. "Fiz a descrição das obras como faria, como crítica de arte, a qualquer outra obra", diz a mãe.
Estelle trabalha como crítica de arte freelancer em Londres e começou a levar o filho a todas as exposições que freqüentava. "Freddie sempre esteve exposto às artes visuais e acho que isso influenciou a vontade de pintar", esclarece a mãe.
Para ela, apesar de as pinturas do filho estarem acima da média para crianças de dois anos, ele não entende que está fazendo arte. "Ele só quer bagunçar, fazer sujeira, não sabe que está criando, mas demonstra bastante habilidade".
Apesar do sucesso, Estelle afirma que a decisão de continuar pintando deve partir do próprio Freddie. "Ele é só um menino de dois anos. Até agora ele está pedindo para pintar, e será ele que irá determinar se será artista ou não", afirma a mãe.