sexta-feira, 14 de dezembro de 2007

MInileoa em calcário bate Picasso


Mede 8,3 centémetros e foi esculpida foi esculpida na antigaMesoptâmia há pelo menos cinco mil anos. Na semana passada, a pequena Leoa Guennol foi vendida em Nova Yorque, pela leiloeira Sotheby's, por 38 milhões de euros. Um valor que bateu por muito o anterior recorde, de 19,7 milões de euros pago pela escultura Tête de Femme, do espanhol pablo Pcasso. A Leoa Guennol, que esteve em exposição nos últimos 59 anos no Museu de Arte de Brooklyn, é das mais antigas obras de arte conhecida e foi comprada por um anónimo.

Curiosidades do mundo artistico

Exposição autorizada de Banksy em galeria nova-iorquina

É um dos mais conhecidos artistas de rua do mundo, mas não dá entrevistas, até porque nunca revelou o verdadeiro nome. É conhecido por Banksy, aquele que já expôs obras, sem autorização, nos quatro principais museus de Nova Iorque. Agora, devidamente autorizado, tem uma exposição numa galeria desta cidade norte-americana.


Museu feito de sacos de plástico na Bienal de Lyon

Explorar a noção de comunidade através de estruturas experimentais. Este é o conceito que está na base do trabalho do argentino Tomas Saraceno. Na Bienal de Arte Contemporânea de Lyon, o artista utiliza materiais como os sacos de plástico, os balões e explora energias naturais para criar estruturas que podem praticamente funcionar como um tipo de habitação.




Quarteto de luxo para melómanos

Em todo o mundo existem apenas dois quartetos de cordas que tocam com instrumentos Stradivarius: o Tokyo String Quartet e o recém formado Stradivari Quartet, com instrumentos cedidos por uma fundação suíça.