quinta-feira, 10 de abril de 2008

Vamos Ver

Primeiros passos. Parece que vamos sair deste ambiente gelado ; "O Ministro da Cultura de Cabo Verde acaba de instituir uma bolsa de criação cultural, visando o fomento da produção de obras de mérito e de elevada qualidade artística, estética ou científica nos diversos domínios da criação cultural.
O montante anual da bolsa é de um milhão de escudos cabo-verdianos, e será atribuído na modalidade da música, tendo em conta que em 2008 o Dia Nacional da Cultura vai ser comemorado sob o signo da música".(Inforpress)

"A Internet é como o ar que respiramos"; Bruno Giussani, considerado um "guru" da web e das novas tecnologias, acredita que a invenção da Internet é um momento de verdadeira democratização. E diz que a net é parte integrante da nossa vida. (in expresso)


"O artista belga, Guillaume Bijl, lança um repto, montando um museu com objectos vulgares. Mostra objectos do dia a dia, objectos de decoração reais, que ao serem vistas, provocam uma sensação de alienação por estarem no lugar errado. Este trabalho mostra que a falta de lógica artística impõe uma reflexão sobre o que é verdadeiramente a Arte." De facto hoje em dia acabamos por nos perder antes de nos encontrarmos um verdadeiro trabalho artístico, porque ela já vem camuflada sob a designação de arte contemporânea? Será mesmo arte alguns trabalhos que temos assistido nestas ultimas décadas?! Falaremos depois.

Musica tradicional;"Rádios cumprem quotas de música portuguesa. O organismo regulador dos media garantiu ontem que 80 por cento das rádios cumpre as quotas mínimas de música portuguesa impostas por lei." Há algum tempo atrás vi, em alguns blogs crioulos, o desagrado, de alguns, em relação as emissoras nacionais pelo tratamento que estas vêm danado a musica tradicional caboverdeana. A questão é??!!!; O que é que a nossa lei diz? ou não diz?! impera a reflexão.

Esta vai doer; O provedor de Justiça, Nascimento Rodrigues, enviou um ofício ao presidente da câmara de Lisboa a defender a harmonização do horário de encerramento dos estabelecimentos nocturnos do Bairro Alto às “duas da madrugada”.





"A ilha dos escravos",Filme de Francisco Manso será exibido em Portugal, Cabo Verde e Brasil

O filme "A ilha dos escravos", do realizador português Francisco Manso, chega aos cinemas já em Maio. A longa-metragem tem duas ante-estreias agendadas para Abril, uma em Lisboa, dia 4, e outra dia 26 em Cabo Verde.
A escravatura é o tema central do filme rodado no Brasil, Portugal e Cabo Verde. Entre os actores destacam-se os portugueses Diogo Infante, Vítor Norte e as brasileiras Vanessa Giacomo e ZéZé Mota. Do elenco fazem ainda parte os actores portugueses João Lagarto, António Capelo, os brasileiros Milton Gonçalves, Francisco Assis e os cabo-verdianos Josina Fortes e Luís Évora.
O argumento é de António Torrado e foi inspirado no romance "O Escravo", escrito em 1856 pelo português Evaristo de Almeida, desterrado em Cabo Verde. A história desenrola-se no século XIX, durante uma revolta de miguelistas exilados em Cabo Verde, e centra-se num triângulo amoroso envolvendo a filha de um fazendeiro, um escravo e um oficial miguelista. (in Lusa)