quinta-feira, 3 de janeiro de 2008

Mente Brilhante- Joana Vasconcelos

Quando a mente brilha, projecta algo excepcional, algo que de tão boçal que é, as mentes menos sumptuosas não conseguem extrair a opulência que vivem nelas.



(escultura feita com tachos, panelas e testos)


" De personalidade forte e extrovertida, Joana passeia-se de trotineta pelo armazém da Fundição de Oeiras, onde trabalha diariamente nas suas obras. Já foi segurança de uma discoteca, também já praticou artes marciais. Agora, com 33 anos e uma gargalhada aberta, procura apenas afirmar-se como artista.



(A Noiva)
Gravatas, tampões, talheres de plástico, faróis de automóvel ou estatuetas da Nossa Senhora de Fátima, tudo pode ser um ponto de partida para a obra desta artista plástica. Reciclando objectos da sociedade de consumo contemporânea, Joana cria jogos irónicos e críticos da actualidade.


A Noiva, obra emblemática de Joana Vasconcelos, é um lustre com 4,7 metros de altura, feito com 14 mil tampões. A obra assenta na fusão de dois símbolos de ostentação burguesa: o lustre e a noiva – «a mulher transformada em bibelot», esclarece a artista". in fora de linha
(Sofá com tabletes de aspirina)